Amor Sem Medidas: A Maternidade Reflexo do Coração de Jesus

Amor Sem Medidas: A Maternidade Reflexo do Coração de Jesus

Amor Sem Medidas: A Maternidade Reflexo do Coração de Jesus

À medida que o Dia da Mãe se aproxima, reflectimos sobre a profundidade, intensidade e poder do amor materno. Todos, n algum momento, experimentaram este amor, mesmo que não tenha sido por parte da sua mãe biológica.

Este amor remete-nos directamente ao amor de Jesus, aquele amor que não hesita em dar a vida, sacrificando-se, indo além do necessário, para que o outro esteja bem, livre, com saúde e a sentir-se amado.

Nesta experiência, podemos então afirmar que o amor de mãe é como um coração que se expande para fora do peito, de tão alargado que se torna, pois não vê limites. Isto faz-nos recordar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, onde, pulsante de amor, o Coração do Senhor é mostrado fora do peito, rodeado pelos instrumentos da Paixão e pelo fogo do amor que o fez resistir às humilhações e torturas, levando-O a cumprir a sua missão: dar a vida!

A Essência do Amor Materno

"A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque chegou a sua hora. Mas, quando nasce a criança, já não se lembra da tribulação, pela alegria de ter nascido um homem para o mundo." (Jo 16,21)

O amor materno é como um furacão que reside no coração de todas as mães. É um amor puro, desinteressado e sacrificial, que encontra a sua máxima expressão na entrega total pela vida de um filho. Tal como o amor de Jesus pela humanidade, o amor materno não conhece limites. É capaz de enfrentar os maiores desafios, superar adversidades e manter-se firme mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Sobre esta entrega materna, o Papa Francisco reflectiu dizendo que “sim, ser mãe não significa somente colocar no mundo um filho, mas é também uma escolha de vida. O que escolhe uma mãe, qual é a escolha de vida de uma mãe? A escolha de vida de uma mãe é a escolha de dar a vida. E isto é grande, isto é belo!”.

Ao olharmos para a Virgem Maria que cedo teve de ouvir que uma espada de dor lhe trespassaria o coração (cf. Lc 2,35), percebemos essa força materna. Ela não se deixa vencer por aquela profecia que deixaria qualquer outra pessoa com medo. Pelo contrário, ela não se ausenta da vida de Jesus, mas segue-O em cada passo, inclusive na terrível Via Sacra que O leva até à morte. E lá, aos pés da Cruz, ela permanece de pé, firme. A sofrer? Claro! Mas permanecendo com o seu Filho, para que Ele não se sentisse só no meio de toda aquela tormenta que Ele não merecia, mas que era necessário viver.

O Sagrado Coração de Jesus: O Amor que Acolhe e Perdoa

O Sagrado Coração de Jesus é um grande símbolo do amor divino que acolhe, perdoa e redime. Representa a essência do amor de Cristo pela humanidade, um amor que transcende todas as fronteiras e abraça todos, independentemente dos seus pecados ou falhas. O coração, símbolo universal do amor, torna-se, neste contexto, o epicentro da compaixão e da misericórdia divinas. Na sua aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, o próprio Jesus prometeu: “os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.

Ao contemplarmos o Sagrado Coração de Jesus, somos convidados a mergulhar na profundidade desse amor incondicional, que nos aceita como somos e nos oferece a graça do perdão para sermos transformados. É um amor que nos acompanha nas nossas jornadas mais difíceis, sustentando-nos e fortalecendo-nos com a sua infinita bondade.

Maternidade e Sagrado Coração: amor!

As semelhanças entre o amor materno e o amor de Cristo são evidentes na sua capacidade de sacrifício, preocupação constante e desejo de proteger aqueles que amam, claro que, em proporções muito distintas. Tal como Jesus deu a sua vida pela humanidade, as mães sacrificam os seus próprios interesses em prol do bem-estar dos seus filhos. Estão sempre atentas às necessidades deles, prontas a oferecer conforto, orientação e apoio incondicional.

Na vocação da maternidade, as mães reflectem o amor de Cristo ao educar, cuidar e amar os seus filhos com uma dedicação incomparável. São verdadeiras testemunhas do amor divino na Terra, guiando e inspirando aqueles que estão à sua volta com a sua ternura e compaixão.

A maternidade é uma das mais belas manifestações do amor divino na Terra. Recorda-nos da profundidade e da magnitude do amor de Cristo, que se manifesta de forma tangível no cuidado e na dedicação das mães pelos seus filhos. Neste mês de Maio, convidamos os fiéis e visitantes do Santuário de Cristo Rei a reflectir sobre o significado do Sagrado Coração de Jesus e a honrar as suas mães como reflexos terrenos desse amor sem medidas que lança fora todo o temor. 

Celebre connosco!

E para celebrar o Dia da Mãe com o Senhor, autor da vida, convidamo-lo a visitar o nosso Santuário de Cristo Rei. Aqui, no nosso espaço sagrado, poderá participar na Santa Missa com a sua mãe, visitar o miradouro, comprar-lhe  lembranças e, claro, tirar aquela belíssima fotografia para guardar de recordação para toda a vida.

Um Feliz Dia da Mãe a todas as mães!

Quinta, 2 de Maio de 2024