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2012-10-04 | O Católico deve fazer Boas-Obras para salvar-se?

O Católico deve fazer Boas-Obras para salvar-se?

Capela Cistina - Julgamento Final

Nossos irmãos Protestantes frequentemente interpretam mal o ensinamento Católico sobre a Salvação, acreditando que os Católicos devem fazer”boas obras” para chegarem a Deus e ao Céu. Isto, na verdade, é exatamente o oposto do que ensina a Igreja Católica. O Concílio de Trento salienta:

801. O Apóstolo diz que o homem é justificadopela fé e sem merecimento(Rom 3, 22. 24). Estas palavras devem ser entendidas tais como sempre concordemente a Igreja Católica as manteve e explicou.“Nós somos justificados pela fé”: assim dizemos, porque “a fé é o princípio da salvação humana”4,o fundamento e a raiz de toda justificação,sem a qual é impossível agradar a Deus(Heb 11, 6) e alcançar a companhia de seus filhos.Assim, pois, se diz que somos justificados gratuitamente, porque nada do que precede à justificação, nem a fé, nem as obras, merece a graça da justificação. Porquese ela é graça, já não procede das obras; do contrário a graça,como diz o Apóstolo,já não seria graça(Rom 11, 6).

O entendimento Evangélico apresenta dois problemas ligados ao mesmo tópico: 1- A definição apropriada de boas-obras. 2- O entendimento de “Mérito da Salvação”, de acordo com o ensinamento doCatecismo da Santa Igreja,é geralmente distorcidopelos Evangélicos e, na verdade, não representa o que a Igreja ensina.

I- OsEvangélicoscostumam argumentar contra as “boas-obras”e se baseiam nos escritos deS. Paulo, em sua carta aos Romanos, para sustentação desse ponto de vista:

“Poderemos nós então gabarmo-nos de ter feito alguma coisa para ganhar essa salvação? Com certeza que não. E porquê? Porque a nossa absolvição não se baseia nas nossas obras, mas na fé nele.”(Rm 3:28-29)

O problema com essa abordagem é que muitos protestantesparecem não levarem em consideração o verdadeiro significado do termoObras da Leital e qual definido porS. Paulo. De fato, de modo algum São Paulocontradizo ensinamento católico.A noção Católica de boas-obras, na verdade, sai diretamente das Sagradas Escrituras pois ela não poderia contrariar a palavra de Deus contida, por exemplo,na Carta aos Romanos. Para o entendimento de Obras da Lei e boas obras, re-direciono o leitor aoartigo“Católicos são justificados pela fé, não pela fé somente!”

II-O segundoproblema do Evangélico é justamenteinterpretar malos documentos da Igreja, alguns chegando até mesmoa usá-los como suporte para seu argumento.Eis dois exemplos:

§2010 – Sob a moção do Espírito Santo e da caridade,podemos, depois,merecerpara nós mesmos e para outros, as graças úteis para a santificação e para o aumento da graça e da caridade, bem como para a obtenção da vida eterna.

§ 2068 [...] a missão de ensinar todas as nações e de pregar o Evangelho a toda a criatura, para que todos os homens sesalvem pela fé, pelo Baptismo e pelo cumprimento dos mandamentos» (18).

Nunca, na história de suatradição dogmática,aIgreja Católica ensinou que o Cristão pode ganhar sua salvação, ganhar o céu, ou o que forpor seus próprios méritos… Ou seja, nosso Paraíso, nossa Salvação, tudo o que Deus nos oferece nos é dado por Sua Graça e não por conta de nossos méritos. A Igreja afirma ainda que fé em Jesus e Naquele que O enviou é necessária para obter-se a Salvação, que é um dom oferecido gratuitamente por Deus.

A palavra merecer – da raizmérito – noparágrafo§2010 do Catecismo trata, na verdade, com a noção deMérito condignoe nãoMérito Estrito. A Igreja Católica ensina quesomente Cristo é capaz de merecer,enquanto meroshomens não podem (Catecismo da Igreja Católica 2007). Oúnico mérito humano é o Mérito Condigno, quando sob o impulso da graça de Deus,ele pratica quaisquer actos que agradam a Deus, pelos quais ele prometeu nosrecompensar (Rom. 2:6-11, Gal. 6:6-10). Assim, a graça de Deus e sua promessa formam a base para todo o mérito humano (CCC 2008). Osparágrafosdo catecismocitados acima tratam de mérito condigno e re-afirmam aquilo ensinado na Bíblia e no Concilio de Trento: O dom da Salvação provém de Deus e nos é dado por sua benevolência e não pelo nossos méritos.

Entãopor quepraticar Boas-Obras?

1- Porque elas são agradáveis aos olhos de Deus. Cristo nos disse que aquilo que fizermos ao mais pequeninos deSeu rebanho, fazemosà ele ( Mateus 25, 40).

2- Porque devemos amar-nos uns aos outros.Fazer o bem é pôr o amor cristão emprática e não somente em palavras.

3-A Bíblia diz-nos que cada um será recompensado por sua obras (Rom. 2:6–11; Gal. 6:6–10).

O post acima foi originalmente produzido por H. Walker parao BlogEcclesia Militans

Fonte: Católica News

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